domingo, 21 de março de 2010

Intolerância Religiosa – Filosofia (Atividade 2 – página 8)

A intolerância religiosa, já vem sendo um problema há muito tempo, como por exemplo, na colonização, onde os negros foram seqüestrados de seu território e trazidos para o Brasil como mão-de-obra escrava, arrancando destes, valores, cultura, religião e crenças. A igreja justificava o fato dizendo que os negros não tinham alma e não tinham uma religião, por isso poderiam ser desrespeitados e escravizados. Isso fez com que os negros abrissem mão de seus costumes e cultura, e isso os fez terem uma visão diferente de sociedade, e enfrentar a realidade de perseguição no Brasil.

Os atentados terroristas do 11 de setembro, fizeram renascer a questão da intolerância religiosa. Deixando de lado as questões políticas ou econômicas, que também motivaram os ataques dos talibãs (movimento islamita extremista nacionalista), certamente o fator da intolerância religiosa contribuiu para que os seguidores de Osama Bin Laden investissem naqueles atentados.

Em 1981, foi proclamada pela ONU a Declaração sobre Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e Discriminação Baseadas em Religião ou Crença, onde é defendida a questão da liberdade religiosa, com intuito de reduzir o desrespeito a religiões, crenças e qualquer tipo de cultura que o individuo venha a ter.

Apesar de tantas tentativas de soluções, a intolerância religiosa não é uma questão que será apagada, ou esquecida, da noite para o dia, assim mesmo como a questão do preconceito, que existe hoje graças a ela: intolerância religiosa.

Grupo:
Hugo, nº 05
Lucas P., nº 11

Bibliografia:
http://www.artigonal.com/religiao-artigos/intolerancia-religiosa-623470.html
http://www.estig.ipbeja.pt/~ac_direito/weiler.pdf

2 comentários:

  1. Não acredito que o preconceito exista devido à questão da intolerância religiosa. Mesmo porque há vários tipos de preconceitos, e a religião(que, aliás, voces não citaram qual exatamente, mas entende-se que se trata da Católica) não pregava que etnias diferentes deviam ser rejeitadas.

    ResponderExcluir
  2. Porém Franco creio que ele usa o termo preconceito para comparação com a questão de intolerância, que ambas não serão resolvidas de imediato.
    O Texto traz exemplos rescentes, onde mostra a intolerância no nosso tempo.

    ResponderExcluir